quarta-feira, 29 de junho de 2011

ARTIGO: CIGARRO, A QUÍMICA DO MAL

A QUIMICA DO MAL
(Por Enfª Patrícia Trasmontano. Baseado no Jornal Universal, 29/05/2011. p.13-15)


Há mais de 4 mil substâncias no cigarro,
usadas para realçar sabor e como conservantes.
Atualmente, são conhecidas cerca de 7 doenças ligadas ao vício.

O cigarro é um fator de risco controlável. As pessoas não nascem fumando, elas aprendem a fumar. O tabagismo é atribuído a 32% das mortes atualmente. Por isso, precisamos de um esforço conjunto da mídia, do Governo e da Sociedade civil para diminuir esse número.

Umas pesquisa recente do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia mostrou que 42% dos pacientes diagnosticado com alguma doença relacionada ao fumo, continuam fumando.

O tabagismo é uma doença e deve ser tratada como tal.


Um dos grandes vilões da campanha mundial contra o tabagismo ainda é, abviamente, a indústria de cigarro, que recorre a variados métodos para derrubar leis, driblar novas regras de publicidade e evitar que leis ainda mais rígidas os prejudiquem.

O câncer de pulmão é o que mais mata homens no país, 
e é a segunda principal causa de morte entre mulheres.
Só perde para o câncer de mama, mostra a última pesquisa do INCA.

A lei antifumo (http://veja.abril.com.br/noticia/saude/lei-antifumo-pelo-planeta ), é uma das melhores maneiras de controlar a epidemia tabagista e evitar que as pessoas fumem passivamente. Cerca de 24% de pessoas expostas ao cigarro apresentam doenças de fumantes.

São sete pessoas (fumantes passíveis, ou seja, não usuárias)
 morrendo por dia em decorrência da fumaça inalada,
explica a chefe da Divisão de Controle Tabagismo do INCA.


Principais compostos de um cigarro x Prejuízos à saúde:

- Açucares: O tabaco leva açúcares, quando queimados, se tornam aceltadeidos, substâncias que diminuem a oxigenação dos tecidos, inclusive do cérebro. Além disso, causam perda de memória e dificuldades de raciocínio, além de intensificar a dependência da nicotina.

- Glicerol: Usado como umectante, se transforma em acroleína, substância altamente tóxica que irrita e paralisa os cílios do trato respiratório e diminui a capacidade respiratória. Provoca edema pulmonar e irrita asmáticos.

- Arsênico e cianureto: Dois compostos químicos usados como veneno. Acumulam-se no fígado, nos tecidos, nos rins, coração, pulmões, ossos e dentes. Causam rinite, gangrenas, úlceras, doenças na pele e são cancerígenos.

- Alcatrão: A resina obtida pela destilação de carvão, madeira e ossos reúne mais de 48 substâncias cancerígenas, além de agrotóxicos.

- Amônia: Usada para aumentar o efeito da nicotina. Irrita as mucosas  do sistema respiratório, olhos e pele. A longo prazo, causa edemas e inflamações de traquéia, garganta e pulmões. Ainda há debates se é cancerígeno ou não.

- Monóxido de carbono: Responsável por se juntar a hemoglobina, carrega as outras substâncias viciantes do cigarro pelo corpo. Diminui a oxigenação no sangue e se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, que, se entupidos, podem levar órgãos, membros e tecidos a gangrena e morte.

- Nicotina: Principal agente viciante no cigarro, está presente na folha de tabaco. É altamente cancerígeno e convulsionante, causa enfisema pulmonar e atualmente vem sendo relacionada à depressão.

- Polônio 210 e Carbono 14: Os materiais radioativos também são cancerígenos e também estão relacionados a doenças como cânceres de esôfago, boca, garganta, pulmões, estômago, intestino, cérebro e até leucemia.

Pense nisso !!!




Amigo(a) e Leitor(a),
Vida é para ser vivida e não destruída.
Ama-se! Tenha uma vida longa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores