quarta-feira, 25 de maio de 2011

REPORTAGEM: GRAVIDEZ E REMÉDIO NÃO COMBINAM/ GUIA COMPLETO

GRAVIDEZ E REMÉDIO NÃO COMBINAM
Zero Hora, 23-05-2011

Para as gestantes, o uso de medicamento sem indicação médica é duplamente perigoso.

A automedicação, com o uso de uma erva aqui e outra ali, é tão antiga quanto a humanidade. E prossegue até hoje. Mesmo sabendo dos riscos, muitos tomam remédios por conta própria ou receitados por pessoa não habilitada. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica, cerca de 80 milhões de brasileiros se automedicam. E cerca de 35% sofrem intoxicações medicamentosas, revelam dados do Serviço de Informações Toxicológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As grávidas também têm esse hábito. Para aliviar o desconforto de alguns sintomas durante a gestação, muitas mulheres optam por se automedicar. E esquecem os perigos que isso traz para a saúde delas próprias e, principalmente, do feto, que ainda não tem capacidade de metabolizar as substâncias ingeridas pela mãe. A farmacêutica Dafne Estevão afirma que muitas grávidas se queixam de enjoo, azia, enxaqueca, dores nas costas e nas pernas e, como o acesso a medicamentos para esses sintomas é fácil e não requer receita médica, é comum que elas recorram às farmácias e comprem remédios sem indicação.

- As gestantes só devem usar remédios com prescrição médica e quando for realmente necessário - afirma Dafne.

A procuradora Ingrid Patrícia Félix da Cruz, grávida de sete meses do segundo bebê, sabe como se comportar diante de qualquer distúrbio.

- Só tomo remédio em último caso. Se tiver uma crise de dor de cabeça, espero ela passar. Se não melhorar, então tomo um analgésico. Se não resolver, procuro o médico - conta.

O ginecologista Hélio Mitiharo Nishi dá um importante conselho a gestantes que já têm algum tipo de problema de saúde crônico, como diabetes, e que tomam medicamentos de uso contínuo.

- Elas devem evitar a automedicação, pois a mistura de substâncias diferentes pode trazer danos maiores - esclarece o médico.

Um outro erro comum de muitas grávidas é aproveitar a experiência de outras gestantes, achando que aquilo que serviu para uma pode servir também para ela.

- O obstetra é o melhor profissional para indicar o que deve ser feito diante de uma dor ou mal-estar durante a gestação. Essa história de seguir tradições de outras grávidas da família ou de amigas pode trazer muitas complicações - alerta.

Dafne acrescenta que as futuras mamães devem estar conscientes de que qualquer medicamento pode ser duplamente perigoso à saúde. O feto, por ser muito frágil, está mais sujeito a efeitos negativos não esperados.

- As pessoas em geral têm o costume de achar que um simples analgésico é inofensivo, já que não requer receita médica, e a maioria guarda a famosa farmacinha em casa, com uma grande variedade de substâncias químicas, sem saber dos riscos à saúde - explica a farmacêutica.


GUIA COMPLETO DA GRAVIDEZ

VEJA AOS VÍDEOS (Discovery Channel), SOBRE A GRAVIDEZ:

PARTE 1


PARTE 2




PARTE 3




PARTE 4


PARTE 5


Mamães, Parabéns!!!
Que seja abençoado o fruto do vosso ventre!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores