domingo, 1 de maio de 2011

ARTIGO: GINÁSTICA LABORAL GERA SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO!!!

-> Por Enfª Patrícia Trasmontano.

☻☺☻Prezados Leitores Trabalhadores,

FELIZ DIA DO TRABALHO!!!

Hoje, gostaria de sugerir a todos que reivindicassem a ginástica laboral
no ambiente onde vocês trabalham.

Leiam o artigo e sintam-se incentivados  e motivados a esta prática.


GINÁSTICA LABORAL


            Enfrentar as dificuldades do dia-a-dia exige ordem e energia. O corpo humano precisa estar saudável para reagir às situações que causam grande desgaste físico e mental. Há uma parcela da população que não se preocupa com seu estado emocional ou físico, sem perceber que tal descuido pode comprometer sua saúde. É essencial a existência de práticas positivas com os cuidados em relação ao organismo, pois essa atitude afeta diretamente a Qualidade de Vida.          
            Felizmente, está cada vez mais claro que os altos índices de produtividade nas empresas estão diretamente relacionados ao equilíbrio das capacidades físicas e mentais dos seus funcionários. E é messe âmbito que as empresas cada vez mais tem valorizado o capital humano. Mas como conseguir pessoas em plena saúde e com grande satisfação no desempenho de suas tarefas?
            A resposta parece óbvia e vem rápida: favorecendo estímulos que possam desencadear o resultado. Nesse contexto, a ginástica laboral é uma das alternativas mais aceitas pela comunidade cientifica e já está presente em quase todas as empresas com qualidade total no trabalho.
            A ginástica laboral consiste em atividades físicas realizadas pelos trabalhadores no próprio local de trabalho, a fim de amenizar as doenças decorrentes das atividades que desempenham. As ginásticas utilizadas pelas empresas são classificadas como: preparatória, praticada antes do expediente de trabalho; compensatórias, praticadas durante o expediente de trabalho e de relaxamento, praticada após o expediente.
            O objetivo da ginástica laboral a que visam as empresas se resuma no melhor padrão de qualidade de vida de seus funcionários, ou seja, saúde em todas os sentidos, seja mental, física ou social. Mental porque ameniza o estresse, reforça a auto - estima, entre outros benefícios. Físico considerando-se os benefícios advindos de qualquer atividade física. E social, porque melhora as relações interpessoais no ambiente de trabalho, tornando-o mais feliz e agradável.
            Diante deste contexto, a ginástica laboral é um processo ganha-ganha, pois a empresa acumula maior capital e seus funcionários se vêem mais saudáveis, felizes e satisfeitos. E é por isso que seu emprego está cada vez mais disseminado no mundo industrial.
            A prática de atividades físicas influencia uma boa Qualidade de Vida, inclusive no ambiente de trabalho. Nesse modo, a Ginástica Laboral contribuirá nos seguintes aspectos:

- Fisiológicos

Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico
Promove o combate e prevenção das doenças profissionais
Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade...
Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura
Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho
Redução da sensação de fadiga no final da jornada
Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador
Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano
Bem como os principais benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros bem documentados nas evidências científicas

- Psicológicos

Motivação por novas rotinas
Melhora do equilíbrio biopsicológico
Melhora da auto-estima e da auto-imagem
Desenvolvimento da consciência corporal
Combate as tensões emocionais
Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas

- Sociais

Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe
Melhoria das relações interpessoais

- Empresariais

Redução dos gasto com afastamento e substituição de pessoal
Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões
Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade
Maior produtividade


Fonte de Pesquisa:

- Oliveira AS, Oliveira DL de, Santos JFS, Decol M. Ginástica Laboral [periódico de Internet]. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd106/ginastica-laboral.htm. Acesso em: 29 abr 2011.

- Site Copacabana Runners: Corrida e Saúde. A Importância da Ginástica Laboral na Qualidade de Vida [site de Internet]. Disponível em: http://www.copacabanarunners.net /ginastica-laboral-vida.html. Acesso em: 29 abr 2011.

- Site Saúde em Movimento. Ginástica Labroral: Principais Benefícios [site de Internet]. Disponível em: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudoexibe1.asp ? c od_noticia=849. Acesso em: 29 abr 2011.

LEMBRE-SE:

GINÁSTICA LABORAL
GERA SAÚDE!!!


2 comentários:

  1. Olá Patrícia, sou Matheus Eduardo, aluno do 3° Ano do Ensino Médio da escola Pery Guarany Blackman de Itu.
    Estou agradecendo pela sua pesquisa, ela me foi muito instrutiva e contribuirá para meu trabalho em grupo de Educação Física.

    Abraços,
    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Matheus, me alegro por ter contribuído positivamente! Desejo-lhe prosperidade!!! Tenha uma ótima semana!!!

      Excluir

Marcadores