sexta-feira, 1 de abril de 2011

ARTIGO: CÂNCER DE PRÓSTATA

QUANDO SURGE?

O Câncer de Próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Na maioria dos casos, ele apresenta um crescimento lento, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. O diagnóstico precoce é muito importante, uma vez que é um câncer curável nos estágios iniciais.
COMO EVOLUI A DOENÇA?

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, frequência urinária aumentada durante o dia ou a noite). Uma fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal.
COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal). O número de casos novos de câncer de próstata estimados para o Brasil no ano de 2008 é de 49.530. Estes valores correspondem a um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens , segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O QUE É HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA E QUAIS SÃO OS SINTOMAS???

A Hiperplasia Benigna da Próstata é o aumento do volume prostático secundário à idade. Os principais sintomas da HBP são: jato urinário fraco, jato interrompido, aumento da freqüência das micções com eliminação de pequenos volumes de urina durante o dia e a noite, urgência para urinar com perda, ocasionalmente, de urina na roupa. Estes sintomas podem ocorrer isoladamente ou em conjunto e podem ser leves, moderados ou severos. O diagnóstico baseia-se nos sintomas, em exames de laboratório (urina, PSA etc.), toque retal, ultra-sonografia da próstata, endoscopia urinária e urodinâmica.

Outras informações (INCA):


Homens pensem nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores