terça-feira, 29 de março de 2011

REPORTAGEM: ANOREXIA EM QUESTÃO

Cada vez mais cedo ...
A anorexia começa a fazer vítimas
entre os menores de 12 anos
Rosana Zakabi
A anorexia é um distúrbio alimentar grave, que atinge 1,7 milhão de brasileiros, 90% deles mulheres. Sentindo-se acima do peso, mesmo que isso não seja verdade, o doente faz regime de forma obsessiva. Ingere menos calorias do que seu corpo necessita para funcionar e pode morrer de enfermidades agravadas pela desnutrição. A situação tornou-se agora ainda mais assustadora, pois a anorexia começou a afetar as brasileirinhas com menos de 12 anos. O número de crianças anoréxicas cresce desde o fim da década de 90 e mais do que dobrou nos últimos dois anos. A grande quantidade de casos fez com que um grupo de médicos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo criasse um setor especializado em tratar de crianças e adolescentes que sofrem do distúrbio. Atualmente, o programa tem dez pacientes e uma fila de espera de trinta candidatos a tratamento. O aumento de casos de anorexia entre as crianças, dizem esses especialistas, é resultado da preocupação cada vez maior que elas têm com a aparência física e o excesso de peso, um efeito colateral da era das celebridades.
O ideal de beleza predominante – corpo magérrimo, semelhante ao das modelos – habita a imaginação das garotas cada vez mais cedo. "Em casa, as crianças ouvem com freqüência que ser gordo é ruim e, muitas vezes, vêem um dos pais fazendo regime para emagrecer. Elas acabam influenciadas por esse comportamento e sonham em ser como a Gisele Bündchen", diz a psiquiatra Paula Melin, diretora do Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade do Rio de Janeiro. Ter um filho anoréxico é um duplo pesadelo. Todo pai sorri de satisfação ao ver o filho se alimentando bem. Como ocorre entre os adultos, a criança anoréxica demonstra temor exagerado de ganhar peso e acha que está gorda mesmo sendo magra. Alguns sintomas, no entanto, diferem dos apresentados por adultos, e isso costuma confundir os pais. A criança não fica com aquele aspecto cadavérico, de pele e osso. Ela simplesmente não ganha peso e, nessa fase, se não ganha peso, significa que está desnutrida.
A dieta das crianças, feita por conta própria, às vezes é mais agressiva que a dos adultos. Elas são capazes de ficar um dia inteiro sem comer e, quando o fazem, preferem uma bolacha de chocolate ou um sorvete – o que as deixa com sentimento de culpa. As conseqüências da anorexia infantil são, num primeiro estágio, desnutrição, manchas vermelhas na pele, unhas quebradiças e sistema imunológico debilitado. Posteriormente, a doença pode afetar o crescimento. É preciso começar o tratamento com um especialista o mais rápido possível. Nas crianças, a cura da anorexia demora de oito a dez meses, em média. Os adultos chegam a levar dez anos para se livrar do problema.

CONFIRA AO DEPOIMENTO (EM ESPANHOL) DESTA MENINA DE 8 ANOS:


E VOCÊ, SE IDENTIFICA COM ESSA HISTÓRIA???
CONFIRA ESTA CAMPANHA DESTINADA A JOVENS E ADULTOS E REFLITA:


PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores