segunda-feira, 28 de março de 2011

REFLEXÃO: INSTITUIÇÃO SAUDÁVEL, UM ÚNICO CORPO

EU, VOCÊ, UM ÚNICO CORPO
(Enfª Patrícia Trasmontano)

O Corpo (Tronco e Pescoço) poderia ser uma instituição, uma empresa, uma igreja, por exemplo, pois tudo o que acontece é sobre ela. Sozinha, ela é apenas uma estrutura. Mas quando há a presença de membros, ela realmente se torna um corpo, por completo. E passa a agir e modificar ante as situações.
Os Membros (Braços e Mãos, Pernas e Pés), seria a equipe que desempenha uma determinada função, com diferentes responsabilidades, mas trabalham por um mesmo objetivo. Ao olhar o trabalho conjunto, percebe-se que foi em prol da ordem, zelo e cuidado com a instituição. Os Braços e Mãos, seria a ferramenta que executa/ produz o  trabalho, que abraça as causas, que faz as transformações do lugar. As Pernas e Pés, é o meio para que a instituição segue determinado rumo, direcionamento... É o que avança para perspectivas futuras, que pára quando necessita de um momento para continuar, e ás vezes, precisa andar um pouquinho pra trás para descobrir onde tudo começou, mas sem se desviar do ciclo que a mantém, o alvo a que se quer alcançar.
Os Sentidos (Olhos/Visão, Ouvidos/Audição, Nariz/Olfato, Boca/Paladar, Tato/Pele que nos reveste): sem os sentidos, não há como se ter noção do que se passa com ela e tampouco, com o seu redor. Os Olhos, uma instituição precisa ter uma visão comum, aproveitar o que foi aprendido no passado, se empenhar no presente, para poder ver o trabalho realizado no futuro. Além de identificar as coisas que andam fora de ordem, e precisam ser ajustadas. Os Ouvidos, são para ouvir as pessoas que carecem de alguma ajuda e orientação acerca de algo, mas também é para que se possa auto-escutar, para não haver desordem nos comandos que são lhe dados. O Nariz, é para sentir se não há alguma coisa cheirando mal no ambiente, se determinada ação ou decisão prejudicou as outras partes. E também, oxigenar o corpo, e fazer o sistema de trocas corpo e ambiente. A Boca, é para se alimentar de coisas boas, que vá prover "combustível" para que esse corpo continue atuando, forças. Além de perceber se algo não causará dano por estar ultrapassado, estragado. O Tato, é para que demarquemos espaço, sintamos o que passa no ambiente e também, no interior dele.
A Cabeça, é o que comanda todas as ações, mas sem as outras partes, não avança em nada. Ela é simplesmente a Razão e Motivação, para o corpo ser o corpo. Se não houver clareza entre as partes, e não reconhecerem o que elas desempenham, o corpo não subsiste. Ex: Será que as mãos conseguem dar prosseguimento ao trabalho, sem sair do lugar como os pés? Não, se estivermos claros que o avançar é papel dos pés, mas que sozinho, ele não é nada, senão anda em círculos e também não sai do lugar.
A Parte Interna do Corpo, é o que será beneficiada por todas as outras partes, pois ela também é importante, e está ligada diretamente com ações praticadas. São as pessoas que esperam pelos serviços, que por fim, refletirá em todo o corpo os resultados.
Será que não falta algo???
O Coração, que nos faz ser vivos, humanos, ter sentimentos. Amar o corpo (ter cuidado), amar o que está em volta dele (paz, alegria, sucesso, justiça, verdade...), que se preocupa com o outro, se sensibiliza a contribuir de alguma forma ...
A Água, purifica, nutre, vivifica, refrigera e hidrata corpo, ante as adversidades da vida.
O Sangue, dá vida a todas as partes do corpo, é o caminho que preenche cada espaço, não difere as partes, não tem preconceito, mantém a rede de relacionamentos (pois é o mesmo que circula em todos).
O Corpo e Outros Corpos, demais instituições ou outras entidades, órgãos públicos ou privados... Se relacionam externamente, porém, fazem parte de um único corpo: "A Sociedade", Humana, Igualitária, Democrática e Solidária, a quem são direcionados os atos e práticas.

Imagina se cada parte fosse separada???
O Corpo não seria corpo. Por mais que se tentasse adaptar a algum sistema de compensação (um jeitinho), iria sobrecarregar a todos, pois ainda sim, não seria completo e totalmente saudável, mas sim deficiente, problemático, e até ignorado por outros corpos (desvalorizado).

Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores